Fundado em 2018, o departamento de pesquisas tem como propósito produzir e difundir metodologias que resultem em tecnologias sociais, respaldando e criando novas métricas ao trabalho de inclusão social e cultural de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Sua visão é ser um departamento reconhecido pela produção e difusão de conhecimento científico, comprometido com o desenvolvimento de tecnologias sociais inclusivas.
Em sintonia aos princípios da Inclusão, o Departamento de Pesquisas partilha os seguintes valores em sua ética de trabalho:
Este departamento tem como objetivo produzir, testar e validar:
a) métodos;
b) indicadores;
e c) protocolos de pesquisa, em áreas pertinentes ao desenvolvimento da inclusão social, tal como educação, saúde e cidadania..
O Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento é responsável por medir a inclusão e, a partir de evidências científicas, propor soluções para o progresso institucional, ampliando a abrangência na promoção da equidade.
1. Índice Nacional de Inclusão (INIOK_PCD)
Fundamenta a formulação de políticas públicas.
2. Indicadores de Desenvolvimento (IDOK)
Monitora projetos e programas sociais;.
3. Escala Cidadã (ECOK)
Diagnostica o grau de inclusão de organizações.
Índice Nacional de Inclusão
Trata-se de um Índice que mede o grau de inclusão social das pessoas com deficiência, a fim de ampliar o uso de metodologias e instrumentos que avaliem projetos e tecnologias sociais realizadas em favor de pessoas com ou sem deficiência, em situação de risco ou vulnerabilidade. De modo a possibilitar efetividade durante a construção e implementação de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência.
Indicadores de Desenvolvimento Olga Kos
Utilizado para registrar o desenvolvimento individual nas oficinas do Instituto Olga Kos a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Atualmente temos 7 instrumentos construídos neste padrão, e todos exigem uma atualização semestral, consensual entre as equipes.
Escala Cidadã Olga Kos
É um instrumento que estabelece critérios para atribuição de níveis de inclusão, principalmente voltadas ao segundo setor. Também, oferece sugestões de ambientes inclusivos para os seus colaboradores e Stakeholders. Estes critérios envolvem a padronização de definições, métodos de mensuração e critérios de avaliação que condizem a ações necessárias à implantação de uma cultura inclusiva em diversos setores.
© 2007-2024 - Instituto Olga Kos, Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por - GWA Informática